ConfeCOM








Na última quinta-feira alguns alunos que cursam Comunicação Social (e suas variáveis) nas instituições de ensino superior do Piauí estavam presentes no auditório da Faculdade Santo Agostinho (FSA) para ouvir, refletir e finalmente entender o que é a tal Conferência Nacional de Comunicação, como se constitui e que importância ela tem para nossa vida enquanto profissionais e/ou acadêmicos. 


O bate papo começou com Oscar de Barros (Presidente da fundação CEPRO) que fez uma breve introdução sobre o termo "conferência" e falou da evolução e obtenção de recursos através de ideias expostas nestes encontros, citando como principal exemplo a conferência de saúde, que já proporcionou diversas melhorias, embora ainda tenha suas falhas.


Depois a palavra foi passada ao Professor Jessé Barbosa, que explicou as diferenças entre instituições públicas, municipais e estatais. Com uma pitada de humor (não é essa Maria Rita....kkkk!) e muitas informações pertinentes ele nos explicou como e por que devemos praticar o controle social... que por sinal não tem absolutamente nada haver com manipulação ou censura. Com certeza é um primeiro passo, que se fosse feito por todos, muita coisa já haveria mudado.





O próximo a palestrar foi o Professor Ms. Orlando Maurício Berti. Como sempre, Orlando inflama com suas frases de impacto, e deixa alguns motivados demais e outros com muito ódio....(oauheoauehaoeuh!) Mas eu adoooro! E concordo demais com esse desejo de não ser peão. O Professor Orlando foi além, começou com perguntas básicas do tipo: "O que é Comunicação?". E seguiu guiando cada um através dos paradigmas e perspectivas. A medida em que os slides iam evoluindo as perguntas provocavam reflexões cada vez mais profundas. E a indignação finalmente se fez refletida. Foi aplaudido diversas vezes.


Por último, e não menos importante, João de Moura (Sinttel) falou das telecomunicações e do projeto de universalização da telefonia, que prevê a instalação de um telefone fixo em cada residência e a melhoria do sinal telefônico em toda a extensão territorial do estado. O sonho de qualquer pessoa, já que é um direito de todos. Se na capital o sinal de internet já é terrível, imagine então no interior do Piauí?







Muita coisa interessante foi pontuada, desde as concessões (tv, rádio e telefonia) até o direito à Comunicação que é um tópico dos direitos humanos (Onu), e que no entanto é privilégio de poucos. Educomunicação, interatividade, tv digital, inclusão tecnológica social, e responsabilidades do comunicador. Estes e outros pontos ainda serão discutidos no encontro territorial da semana que vem, que irá decidir que ideias os representantes do nosso estado irão levar para a conferência nacional.


Algumas conferências territoriais no interior do estado já foram feitas, hoje e amanhã será a vez de Floriano contribuir e, por fim, será realizada em Teresina nos dias 25 e 26 de setembro. Lembrando que este encontro da FSA foi apenas uma convocação para o evento do dia 25, que se não me engano será realizado na Facime.


Uma carta de mobilização está sendo repassada por email, e caso vc queira ler, tal mensagem está disponível Na Central .




Mais info: 


1 Hello, hello! Comente! ;D:

  1. Carlos Rocha disse...:

    Vamos lá pessoal! Só com todo mundo a gente vai realmente um jornalismo de respeito!

Postar um comentário

 
It's a beautiful life... © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, templates para blogspot, and jogos para pc