Cozinheiro X Jornalista



Meu amigo Pedro Campos postou um texto sobre o tema em sua página pessoal, e eu que até então não havia me manifestado, depois de muito pensar a respeito resolvi escrever um pouquinho:


Sabe, eu nunca ví um Jornalista como alguém superior a um Cozinheiro.
Talvez porque nunca tenha visto um Jornalista como superior a coisa alguma.
E temos sim muita coisa em comum...

Nós pegamos os ingredientes de uma boa receita nas ruas, na internet, nos telefonemas e colocamos na panela da redação. Lá daremos cor e forma à nossa arte. A arte da escrita, a arte da informação... que é servida de diversas formas à sua mesa. Seja num belo prato de folhas dobradas, ou no requinte de uma página virtual.

Além de cozinheiros, somos garçons, gerentes, alguns até engraxates... e não deixamos de ser aquilo que nos foi proposto por um "eu do passado" que sonhava, e já se sentia assim meio... Jornalista!

Um amigo (Elói) me disse: "A profissão do Jornalista é puramente tecnicista". E é. É muito fácil repassar uma informação, pra muitos até fácil demais redigir um texto. O que não é fácil é conseguir equilibrar o tempero correto usando a ética, e algo que chamamos de credibilidade (embora muita gente não saiba o real significado disto).

Se um moço lá dos quintos não teve a educação necessária para dizer que "em outros países (estes - desenvolvidos) o diploma não é algo obrigatório", dando risadas altas e fazendo chacota em rede nacional, vamos mostrar nossa educação refinada (tímida polidez jornalística) fazendo uso de todas as coisas boas aprendidas na faculdade. Vamos ver quem vai querer contratar alguém competente tendo um competente diplomado como seu concorrente...

Não há o que temer para quem corre em busca o sucesso.

Por isso não vou reclamar... vou é degustar nosso prato e procurar deixá-lo cada vez mais impecável. É o mínimo que eu, uma gentil acadêmica (forever) farei depois do leite derramado.

Só posso desejar sorte, àqueles que não tem a segunda letra "i" na panela, e hoje estão felizes por não precisar dela. Mas só o tempo vai dizer o que precisamos de fato.

1 Hello, hello! Comente! ;D:

  1. Isanio disse...:

    É por aí, não precisa ter medo porque acabaram com a obrigatoriedade de diploma, isso não quer dizer que o diploma não valha mais nada, muito pelo contrário vai fazer diferença sim e ainda atrairá para a área profissionais com outros diplomas assim como ocorre na área de computação que não tem regulamentação e acaba atraindo muita gente de outras áreas e isso serve pra deixar a mais competitiva e diversificada. Atrai muita gente ruim, é verdade, mas para o bom profissional sempre há espaço.

Postar um comentário

 
It's a beautiful life... © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, templates para blogspot, and jogos para pc