CeU - [Divas - Parte 1]

.
"...te pego sorrindo num pensamento
faz graça de onde fiz meu achego, meu alento
e nem ligo, como pode, no silêncio, tudo se explicar?"

[CéU]




Nos últimos dias percebi que tenho escutado muito vocal feminino, e em homenagem a estas musas que andam cantarolando nas ondas das minhas caixinhas de som, farei uma série de posts deixando o meu download predileto de presente para quem passar por aqui.

Pra começar, abra a janela (ou vá lá fora) e olhe pra cima. O que você vê?
hahaha... é! Vamos começar pelo céu. Mas em outro gênero... (gramaticopata mode=on)



Maria do Céu Whitaker Poças, que adotou como nome artítico CéU, é a brasileirinha que (por Deus Joseph Climber!) tem o timbre de voz mais belo de todas as brasileiras que já ouví. Claro que isto não desmerece o trabalho das outras, mas esta moça de Sampa, que vem de uma família de grandes artistas, tem enfeitado o seu repertório com inspirações que vão do Jazz, passando pelo samba e indo de encontro às músicas experimentais do Pernambuco, e neste siribolo de estilos diferentes ela consegue recriar coisas como raramente se vê por aqui.


Começou em 2002 e até agora lançou 2 álbuns e diversos EP's. Aos 29 anos, ela tem uma projeção internacional considerável, foi a única cantora brasileira com direito a selo Starbucks, e ainda faz shows de casa cheia pela Europa e Estados Unidos. Não posso nem escrever muita coisa porque, neste caso, você precisa ouvir...


Tomei a liberdade de pegar emprestado uma parte do Programa Zoombido (de Paulinho Moska), em que os dois cantam juntos a música "10 Contados" do primeiro álbum dela. Assistindo ao vídeo você vai entender o quão profunda pode ser a frase dita por ela numa entrevista à tv francesa, quando perguntaram se ela tocava algum instrumento. E embora ela saiba tocar piano e violão, ela preferiu dizer:


"Meu instrumento é a minha voz"





Caso queira baixar algum dos discos da CéU, clique no cd que desejar.
1 - Foi lançado em 2005, se chama CéU, e tem "Lenda" e "Malemolência".
2 - EP de "Cangote", lançado este ano. É uma prévia do último álbum, e o único que traz "Visgo daJaca".
3 - "Vagarosa", álbum lançado este ano. "Espaçonave", a última faixa do álbum, merece destaque.




CéU também fez uma participação mais que especial no álbum Sonantes. Um projeto de amigos que reúne Dengue, Gui Amabis, Pupillo, Rica Amabis e Maria do Céu, Em algo que eles classificam não como um álbum aguardado, mas como "consequencia do cotidiano". Em uma carta aberta, eles relatam que Sonantes é algo "afro, latino, cancioneiro, pernambucano, planetário, o disco que se coloca de maneira espontânea e imponente na linha evolutiva da música, ao valorizar a composição e a interpretação". Inspirador? Bem, você ainda não viu nada.

É mais um que vale a pena conferir. Você já sabe onde clicar...



;)

1 Hello, hello! Comente! ;D:

  1. Fernanda Dino disse...:

    Adorei, Tânia!
    Baixei e tô ouvindo!

Postar um comentário

 
It's a beautiful life... © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, templates para blogspot, and jogos para pc