Michael Jackson - Astro até o fim

"You are not alone, I am here with you
though you're far away, I am here to stay"

[Michael Jackson]




Sim, eu adorava Michael Jackson, e nunca tive vergonha ou receio de admitir isto. Pelo contrário, contei várias vezes que na infância minhas primas me levaram a um circo e lá havia um cara que fazia cover do astro, e eu chorei até me levarem pra conhecer o tal rapaz. Por ter-me beijado a mão, eu não queria lavá-la mais de jeito nenhum repetindo: "Mas o Michael me beijou bem aqui, eu não posso lavar!" Pense na confusão... kkkk!


Eu cresci (meu senso de higiene diária também!), mas minha paixão por Michael Jackson continuava a mesma. Não o vejo como um louco, ou "pessoa coturbada pela vida que teve", como sua imagem é estampada nas páginas de jornais e sites que sempre publicam coisas toscas, e informações sobre a sua declarada decadência. O importante é que por mais que tentem me provar, eu não o vejo como decadente, porque para uma fã sua obra é maior que qualquer acusação absurda.


Lembro que ao ver o funeral da Princesa Diana, meus pais comentaram: "Imagina como vai ser quando Michael Jackson, Madonna ou Paul McCartney morrerem?" Depois do silencio que se fez, eles começaram a me contar como foi na época em que eles receberam a notícia da morte do Elvis. Ninguém via nada, não havia imagens, ou qualquer outra coisa na qual eles pudessem identificar como "prova de que houve a morte". A única fotografia que saiu nos jornais, mostrava um rosto sereno e magro de Elvis, deitado num caixão como se estivesse a dormir. Pouco tempo depois de terem visto um vídeo em que ele estava absurdamente gordo... Para eles, aquele cadáver era de outra pessoa, e não Elvis.



É impressionante esse processo de luto (muito debatido após os recentes acidentes aéreos) em que Psicólogos afirmam que o indivíduo precisa fechar um ciclo, e este só se dá através de alguma coisa que o faça lembrar que houve uma morte. Seja a imagem de um caixão em movimento, ou o corpo estendido em algum canto sob um lençol branco.


Na comunidade do orkut dedicada ao Michael Jackson, fãs relatam a agonia de não obterem notícias, e sim rumores da morte através do site TMZ, muito conhecido no mundo inteiro pelo uso inadequado das informações (segundo a ética Jornalística), repassando coisas ainda não concretas, postando vídeos e fotografias sensacionalistas, envolvendo-se em constantes processos por publicações (às vezes) absurdas.


Mas foi este site que muitos chamam de "fonte não-confiável" que pautou a mídia mundial no dia 25 de junho de 2009, já que ninguém tinha cara de pau suficiente para ir atrás das notícias de alguém tão polêmico que sempre estava em hospitais por conta das inúmeras cirurgias já realizadas e sua frágil saúde de 57kg em um corpo de 1,78m.



Quando a CNN ligou para o IML de Los Angeles e o porta-voz Fred Corral informou que Michael Jackson deu entrada no hospital sem os sinais vitais e foi declarado morto às 18h26 (horário de Brasília), a notícia já havia sido divulgada pelo TMZ e Los Angeles Times. Lógico que a família deve ser avisada antes que qualquer informação seja repassada aos meios de comunicação, mas o TMZ foi além, buscando confirmação com amigos da família e postando antes que qualquer veículo confirmasse a morte do astro.


Depois disso, começa a chuva de informações. Fotos de Michael Jackson sendo atendido pelos paramédicos e vídeos feitos por terceiros que passavam em frente a casa do ídolo pop na hora em que a ambulância deixava o local, eram postadas a todo instante. Após a confirmação pelo TMZ, todos os outros veículos de comunicação tentaram correr para não deixar os créditos mais uma vez (a primeira foi com Heath Ledger) com um blog comum de fofocas.


O mundo parou...



Parece bobagem dizer isso, mas eu tentei entrar no twitter no final da tarde e não consegui. Somente às 20h06 eu consegui enviar uma mensagem já com um dos links sobre a possível morte perguntando: "Michael Jackson morreu???"


Os "Trending Topics" (hashtags utilizadas no twitter) que durante uma semana só relatavam coisas sobre a situação no irã (#iranelection, #neda, #iran) rapidamente mudaram para #MJ, #MJ's, #MichaelJackson, #Rip MJ, #Jacko, #Michael, #Jackson e afins.


O Google, que tinha os "Beatles" como top na lista de artistas mais procurados, viu os números pularem de míseras 900mil buscas sobre o quarteto britânico, para 79 milhões por Michael Jackson.


Absurdo? Não... é aquela necessidade de fechar o ciclo. Para muitos, Michael foi uma fábrica de sonhos. Criou mitos, mostrou como cantar e dançar com perfeição. Numa década de muito racismo e opressão ele entrou onde só os brancos poderiam e fez cada um deles entrarem no seu ritmo e dançar. Mudou sua cor, fez apelos pela paz mundial, e se perdeu em farpas como um bonequinho. Não deixou de ser bom por isto. A verdade é que ninguém conhece Michael Jackson, todos apenas sentem. Seja pena, amor, o que for... mas vc o sente.

Porque um dia ele fez parte de você. E parte de sua infância se foi com ele na tarde do dia 25.

=/


Mas tenhamos calma porque eu ouví dizer que no funeral, algo próximo à urna funerária vai explodir, e ele vai levantar com sua mão erguida sob a luva reluzente enquanto a música tocar, alguém vai gritar: "This is it! Michaeeeel Jaaaacksooon!!!" (pereneneneeen peneneeeen AAAAAAAUUUUUU!)


Fique atento para não perder, ou seja: coisas que só a internet pode fazer por você.


;D qacknwybxt

7 Hello, hello! Comente! ;D:

  1. Anônimo disse...:

    Tânia, muito bom texto. Me emocionei mesmo!
    -Alencar

  1. Camila disse...:

    aahhh Sam... sem palavras... vou já ouvir umas MP3 aki *___*

  1. Tiago Iglesias disse...:

    Michael foi muito mais que um cantor...
    Mas teve sua hora bem cedo talvez...
    O mundo da musica perde uma grande estrela...

  1. Su disse...:

    realmente é muito triste né Taninha. É sempre uma pena quando um artista como Michael morre, alguém que criou um estilo de cantar e dançar e influenciou milhares de pessoas...

    Bjosss!!!

  1. Aldeneides disse...:

    Muito triste, até o toque do meu cel e do meu irmão é Michael, to aqui ouvindo beat it! Mas Michael Jackson já era uma lenda em vida e agora imortal!
    Bjoooooooo gatinha

  1. Fernanda Dino disse...:

    Tânia, me emocionei com o que vc disse. Embora não seja lá muito fã, custo a acreditar na morte dele. A ficha ainda não caiu pra mim.

  1. Adriani Araújo disse...:

    Cotoco, ainda não acredito!! Adorei seu texto. Quis também escrever algo, mas não consegui. Quis postar um vídeo de umas das músicas que mais gosto "Earth Song", mas... eu não aprendi ainda. Michael foi, é e sempre será uma estrela. Bjs.

Postar um comentário

 
It's a beautiful life... © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, templates para blogspot, and jogos para pc