Caia na rede!





Há alguns meses lí um texto sobre web 2.0, pra tentar ficar por dentro do assunto, já que não tenho mais aqueles minutos gloriosos de discussão na faculdade. Nestas buscas por maiores informações, encontrei coisas interessantes e me agarrei a elas como o Blog, Orkut, Facebook, Twitter e Live Mocha. Fora outros que o tempo e o hiato criativo me fizeram guardar num passado virtual.


Orkut todo mundo conhece. Não escutamos a pergunta "Você tem orkut?" há pouco tempo. Facebook é quase a mesma coisa, embora bem mais utilizado por norte americanos, assim como o Orkut é bem mais utilizado por brasileiros. Você pode agregar amigos à sua página, enviar mensagens (privadas ou não), adicionar e criar comunidades (fóruns), criar perfis dinâmicos (buddypoke), esconder-se ou mostrar-se ao mundo através de suas imagens e mensagens postadas lá e uma série de outras atividades entre os aplicativos disponíveis para a sua diversão.


O Twitter é como a página de scraps do orkut. Há duas diferenças:
  • A primeira é que você só dispõe de 140 caracteres para enviar suas "twittadas" (twitter = do inglês gorjear, cantarolar dos passarinhos). Como um verdadeiro bem-te-ví da web 2.0, ele é utilizado por acadêmicos, profissionais e celebridades que tentam construir sua reputação através de suas ideologias postadas lá, e comediantes (amadores ou não) que conseguem a proeza de criar boas piadas em poucas palavras. 

  • A segunda é que além de ser publicada na sua página, a mensagem enviada por você vai aparecer automaticamente na tela de seus seguidores. Você pode seguir (acompanhar as mensagens de) quem quiser e vice-e-versa. Eu mesma dou risadas histéricas seguindo @ocriador, @rafinhabastos e @malvados. Mas dos três, só um me segue, e eu não sei nem porque...  kkkkkkkkk!  ;D


Ainda é desconhecido o número de brasileiros que estão utilizando os serviços do Twitter, embora saibamos que com a crescente publicidade, visto que cada vez mais jornais de grande circulação (The New York Times), programas televisivos (CQC, Fantástico), portais (G1, Uol) e outros meios de comunicação, estão investindo na criação de profiles para o envio de informações numa espécie de micro-newsletter. Com o intuito de mapear esta incógnita de twitteiros tupiniquins, o pessoal do UpdateOrDie montou uma pesquisa online, disponível aqui.




O interessante desta Web 2.0 não é só a troca de conteúdos produzida pelos usuários (anônimos ou profissionais), ela engloba certos modelos de conscientização e educação também. Os blogs servem para expor suas idéias e criar nichos com diferentes objetivos. 


Destaco aqui o blog de um rapaz chamado Junior, que pessoalmente nem conheço, mas admiro pelo empenho e trabalho que vem desenvolvendo. Já acompanho seus posts há um bom tempo e agora suas twittadas ecológicas. Ele produz os posts do blog "Toque Social" e todos os dias me conscientiza pelo menos um pouquinho sobre os meus desperdícios, e o quanto o planeta precisa do meu carinho. Curiosos em relação ao meio ambiente e pessoas antenadas em publicidade visitam sua página.




Já o Live Mocha tem outra proposta. Ele aproveita a inteligência coletiva e faz com que os usuários contribuam com ensinamentos do seu idioma enquanto aprende um outro. Eu por exemplo, fiz curso de inglês há muito tempo, e utilizo o Live Mocha com o intuito de praticar para não cair no esquecimento. O melhor de tudo é que estou aprendendo um pouquinho de Japonês e Italiano de graça com nativos. Lá você encontra lições, exercícios, práticas em conversação (falada e escrita) e um leque de opções.


Não pense que vai entrar no Live Mocha e sair falando a língua que quiser. Ele utiliza métodos bem dinâmicos, fáceis de memorizar e pouco repetitivo. Mas bem legal para quem não tem muito tempo para cursinhos e deseja praticar um pouco em casa, por uma média de 10 minutos diários enquanto está no msn. E ele carrega a essência da Web 2.0: "Quer que o objetivo seja alcançado? Só vai depender de você".


Se tiver afim de experimentar, eis algumas opções:

Orkut: www.orkut.com (peça algum amigo para enviá-lo um convite)
Live Mocha: www.livemocha.com


Fica a dica.

;D

0 Hello, hello! Comente! ;D:

Postar um comentário

 
It's a beautiful life... © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, templates para blogspot, and jogos para pc