Andando na Parnahyba...

Lugar pra visitar, realmente não falta.

Para quem gosta de história, simbologia e congêneres, no centro há muito o que se ver. Começando pela Igreja da Graça que, segundo relatos, foi feita para a elite.


Lá encontram-se tumbas de pessoas nobres da Parnahyba antiga, como Simplício Dias, entre outros. Várias esculturas e símbolos que lembram os maçônicos, também permeiam boa parte da singela catedral em tons de azul celeste e dourado.


Perpendicular a ela, também em frente à famosa Praça da Graça, está outra criação religiosa: A Igreja do Rosário. "Ela foi construída pelos escravos e para eles", disse o moço que não quis se identificar, mas fez questão de me receber muito bem, mostrando várias coisas deste lugar. Há uma gruta muito bela no canto esquerdo, dedicada à Virgem Maria. Na entrada está a saudação: "Ave Maria", escrita com várias pedrinhas.


Por trás do Rosário, vê-se um palacete amarelo. Me chamou atenção, e caminhei ao redor da quadra para tentar descobrir o que era. Lá funcionam duas coisas: A Biblioteca Municipal de Parnaíba e o Instituto Geográfico, Histórico e Genealógico da cidade.


Como toda apaixonada por Bibliotecas, eu não poderia deixar de conferir. Entrei, me apresentei, e corri para a sessão de livros raros, sem medo algum da sinusite! xD


A Biblioteca existe há 70 anos. Funcionava no Colégio Caixeiral, o mais antigo da cidade, que com sua extinção, teve todos os livros e pertences doados para o Instituto já citado.


Imagine uma estante com todas as obras de Machado de Assis e outros grandes nomes da literatura? Aaaahh...coisa linda de Deus não? Pois visitar este lugar é mergulhar no passado. Até seus móveis têm a idade de alguns livros.


Logo ao lado, eu resolvi subir as escadas lisas, e me enrolei com os tetos baixos. Estava entrando na casa que também foi construída pelos escravos, e ainda têm suas portas e tetos feitos de madeira talhada à facão (é curioso ver que as janelas e portas tem o mesmo molde, e o mesmo tamanho! xD ) . Estava "adentrando" nas salas do Instituto Geográfico, Histórico e Genealógico de Parnaíba.


São vários os sócios deste Instituto. Eles são voluntários em luta da preservação e pesquisa sobre a história da cidade e de suas famílias. São várias as salas dedicadas ao esporte, e a poesia: as duas paixões parnaibanas.


A Sra. Lozinha Bezerra, com mãos de fada, tem cuidado deste ambiente. E faz questão de saudar todos os visitantes ao pé da escada: "Seja bem vinda e aproveite ao máximo". É assim que os anfitriões destes lugares mágicos nos recebem, de braços abertos, sorriso estampando o rosto e informações para cada pergunta.



É por essas e outras que digo a você caro (a) amigo (a):
Vai a Parnaíba? Estacione o carro, pegue sua câmera e siga a pé por suas ruas. Você não vai se arrepender do que vai ver...



.

0 Hello, hello! Comente! ;D:

Postar um comentário

 
It's a beautiful life... © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, templates para blogspot, and jogos para pc